Separamos algumas teses acadêmicas sobre o tema Bhakti Yoga para você leitor interessado.
A MÍSTICA DEVOCIONAL (BHAKTI) COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA (RASA): UM ESTUDO DO BHAKTI-RASĀMṚTA-SINDHU DE RŪPA GOSVĀMĪ
O Hinduísmo testemunhou no século XVI a consolidação da tradição devocional (bhakti), que se expressou notadamente por meio do Vaiṣṇavismo. Este movimento se es-palhou por todo o subcontinente indiano e teve como um dos seus principais personagens Caitanya Mahāprabhu (1486-1533).
A tradição estabelecida por Caitanya teve no grande místico, filósofo e poeta Rūpa Gosvāmī (1489-1564) uma das suas maiores expressões teo-lógicas.
Rūpa Gosvāmī integrou o conceito de experiência estética (rasa), enquanto essen-cialização das emoções, desenvolvido por Bharata Muni, o sistematizador das artes cênicas e poéticas da Índia, com o conceito de mística amorosa ou bhakti.
Diferentes tradições de teorias estéticas e religiosas abriram o caminho para que Rūpa Gosvāmī desenvolvesse uma dimensão soteriológica que institui a devoção emocional enquanto experiência estéti-ca (bhakti-rasa).
Os fundamentos dessa elaboração original que tem seu clímax na obra Bhakti-rasāmṛta-sindhu – objeto central dessa tese -, está profundamente enraizada na tra-dição védica das Upaniṣads, nos Tantras vaiṣṇavas e nos Purāṇas. Rūpa Gosvāmī seguin-do a tradição de Caitanya Mahāprabhu, mais conhecida como Vaiṣṇavismo Gauḍīya, iden-tificou a emoção devocional (bhakti-rasa) como caminho e condição perfeccional da exis-tência, entendida como relação de amor puro por Kṛṣṇa (kṛṣṇa-prema-bhakti).
Autor: Lucio Valera.
Possui graduação em Filosofia pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e doutorado em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF (2015). Tem experiência pedagógica na área de Filosofia e Ciência da religião, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, diálogo inter-religioso, religião comparada, filosofia e religiões orientais, hinduísmo e vaishnavismo. Fonte
O Bhagavata Purana: Sua Doutrina e Contribuições para a Teoria Educacional
Esta dissertação de mestrado apresenta inicialmente um estudo exegético e introdutório do Bhāgavata Purāṇa para, em seguida, explorar a visão de mundo apresentada na obra em busca de um modelo de realidade e de um processo pedagógico que possam contribuir nos debates atuais sobre a meta e a prática educacional.
Estabelecendo um diálogo entre os conceitos do Bhāgavata Purāṇa e a obra “Educação e Espiritualidade” do professor Ferdinand Röhr, vislumbra-se uma proposta educacional orientada por valores enraizados em uma dimensão transcendente, mas que contempla o desenvolvimento integral do ser humano em todas as suas demais dimensões.
Discutem-se, dentre outros temas, a relação entre o propósito da vida humana e a meta educacional, a necessidade de uma abordagem multidimensional do ser humano, a importância de uma ética pedagógica que reconheça e valorize diferenças inatas entre as pessoas e um paradoxo envolvendo teorias educacionais de correspondência e de autonomia. Complementando a abordagem teórica dos dois capítulos iniciais, a dissertação apresenta e discute os resultados de uma pesquisa de campo conduzida no Instituto Jaladūta, uma instituição de ensino afiliada à ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) cujo modelo pedagógico está centrado na espiritualidade. Palavras-chave: Bhāgavata Purāṇa, Hinduísmo, Educação, Espiritualidade
Link: O Bhagavata Purana: Sua Doutrina e Contribuições para a Teoria Educacional
Autor: Gustavo H . P . Moura
I am a scholar of religion with special interest in the dharma traditions, more specifically in Vaisnavism, Yoga, Vedanta, Sanskrit and the use of sacred sound in religious functions such as kirtan, bhajan, etc. Fonte.
Sva-dharma como o fundamento ético para o Movimento Hare Krishna
Resumo: Neste presente trabalho pretendemos abordar a dinâmica do ethos a partir do Movimento Hare Krishna (ISKCON), as categorias do ethos em uma das novas religiões orientais que surgem com a efervescência da contracultura (séc. XX) e vem compor o novo cenário contemporâneo de diversidade religiosa. Seguidores do Vaiṣṇavismo Gaudīya da Bengala, os membros do Movimento Hare Krishna têm na figura do santo e místico Śrī Caitanya Mahāprabhu (1486-1534) o principal líder e sistematizador (ācārya) da doutrina; seus preceitos éticos se fundamentam na ortodoxia dos śāstras védicos, ou as escri-turas reveladas para os hindus, como a Bhagavad-gītā e o Bhāgavata Purāṇa, que indicam a performance inerente do indivíduo (sva-dharma), seu dever ocupacional, em dois aspectos: um inserido em seu meio sócio-cultural ou imanente, e outro, relacionado com a posição ontológica do ser em si, transcendente. O estudo tem como finalidade mostrar um dos ícones do variado leque de saberes oferecido pela tradição hindu num convite a uma abordagem pelo viés da Filosofia da Religião, inserido dentro da perspectiva hermenêutica da própria tradição (paramparā).
Link: Sva-dharma como o fundamento ético para o Movimento Hare Krishna
Autor: Marco Antonio Lara
Fonte.