Um seguidor de Srila Prabhupada, um Vaisnava Gaudiya, seguidor de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu é aquele devoto(a) que propaga o Maha Mantra Hare Krsna pelo mundo todo no humor de Vrndavana (Madhurya-rasa) seguindo o caminho de Raganuga Bhakti para o benefício de todos.
Existem muitos ramos de conhecimento Védico e não só. São todos importantes em algum sentido. E um Vaisnava Gaudiya pode se especializar em um ou em vários de acordo com sua capacidade. Ayur (medicina), Gandharva (música), Dhanur (arte marcial), Sthapatya (arquitectura), Nirukta (etimologia e lexicologia), Vyakarana (gramática), Kalpa (ritual), Jyotisa (astronomia e astrologia), etc. Bem como todos os ramos de conhecimento actual.
No entanto, em termos de Sadhana e Sadhya espirituais é tão somente a propagação do Maha Mantra Hare Krsna pelo mundo todo no humor de Vrndavana (Madhurya-rasa) seguindo o caminho de Raganuga Bhakti.
Sri Caitanya que está unica e exclusivamente no humor conjugal de Radha, explica isto com SUAS PRÓPRIAS palavras no CC Adi 4 e CC Madhya 8.
O que é um Vaisnava Gaudiya?
Se você perguntar a vinte diferentes Vaisnavas Gaudiya iniciados (também conhecidos como Vaisnavas de Caitanya) para explicar o que é um Vaisnava Gaudiya; quem é seu Ista-devata adorável; qual é o objectivo da realização (Sadhya); e qual é a prática (Sadhana) ou meio para atingir este objetivo – você terá VINTE RESPOSTAS DIFERENTES!!!
Agora vamos citar as escrituras sagradas para responder a estas perguntas.
Primeiro de tudo, quem é Sri Caitanya? Caitanya Mahaprabhu é diretamente Bhagavan Sri Krsna, que, após imergir Seu coração nas emoções amorosas conjugais em êxtase de Srimati Radharani e assumir Sua cor dourada supremamente radiante, apareceu como Sri Caitanya Mahaprabhu por volta de 500 anos atrás em Navadvipa Dhama na Bengala.
Para simplificar, um Vaisnava Gaudiya é um devoto de Krsna que segue a filosofia, os ensinamentos e as práticas de Sadhana ensinadas pelo próprio Sri Caitanya Mahaprabhu, o único fundador da Sampradaya Vaisnava Gaudiya.
As palavras pessoais de Caitanya Mahaprabhu e os ensinamentos exatos sobre o adorável Ista-devata, as práticas diárias de Sadhana e o objectivo espiritual, Sadhya, são claramente apresentados nos livros dos Acaryas Vaisnava Gaudiya Mahajanas, ou seja, os Seis Gosvamis, Sri Baladeva Vidyabhusana, Sri Narottama Dasa Thakura e Srila Visvanatha Cakravarti.
Então, se alguém não está a seguir os ensinamentos e práticas de Sri Caitanya para atingir a definição de perfeição espiritual de Mahaprabhu, ele/ela não está no humor de um Vaisnava Gaudiya.
Aqui estão as instruções pessoais de Mahaprabhu e as respostas para todas estas questões.
No começo do Caitanya-caritamrita, Sri Krsna Dasa Kaviraja apresenta a base ou fundamento do Dharma Vaisnava Gaudiya ao citar as palavras diretas de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Em um de Seus primeiros ensinamentos, Sri Krsna Caitanya diz: “Eu vim a este mundo para provar a essência do êxtase de Krsna prema e PROPAGAR RAGANUGA-BHAKTI para as pessoas em geral [o que falar dos devotos!] prema-rasa-niryasa, karite asvadana, raga-marga bhakti loke, karite pracarana.” (CC Adi 4.15)
Sri Krsna Caitanya diz: “Quando Meus devotos ouvirem sobre o amor imaculadamente puro dos Vrajavasis, eles Me adorarão no CAMINHO DE RAGANUGA-BHAKTI, e assim desistirão de seus deveres dentro do sistema Varnashrama, vrajera nirmala raga, suni bhakta-gana, raga-marge bhaje yena, chadi dharma-karma.” (CC Adi 4.33)
Caitanya Mahaprabhu: “Eu apreciei as doçuras do amor de várias maneiras. E através dos Meus passatempos, EU ENSINEI OS DEVOTOS COMO PRATICAR RAGANUGA-BHAKTI, prema-rasa asvadila, vividha prakara, raga-marge bhakta bhakti, kare ye prakare, taha sikhaila lila, acarana dvare.” (CC Adi 4.264-5)
Em todo o Caitanya-caritamrita, Mahaprabhu descreve o Sadhana Gaudiya de Raganuga-bhakti (raga-marge) – tanto as práticas externas físicas quanto as práticas mentais internas de meditação no Siddha-deha e os eternos passatempos de Radha Krsna.
Objectivo dos Vaisnavas Gaudiya
Os ensinamentos essenciais do Dharma Vaisnava Gaudiya de Caitanya Mahaprabhu são totalmente descritos em apenas dois capítulos do Caitanya-caritamrita (Adi 4 e Madhya 8. Cada Vaisnava Gaudiya deve estudar profundamente estes dois capítulos. Assim, ele terá uma compreensão clara do verdadeiro objectivo (Sadhya) e meios apropriados de alcançá-lo (Sadhana).
Caitanya-caritamrita, Madhya 8 é intitulado “Sri Ramananda Raya Samvad”. Aqui, Caitanya Mahaprabhu, inspira e capacita Seu devoto Sri Ramananda Raya a responder Suas perguntas relativas ao Sadhana e Sadhya Vaisnavas Gaudiya.
Caitanya Mahaprabhu perguntou: “O Ramananda! QUAL É O OBJECTIVO DA VIDA, prabhu kahe pada sloka, sadhyera nirnaya?” (CC Madhya 8.57)
Sri Ramananda Raya respondeu descrevendo muitos caminhos para a realização de Deus, incluindo varnashrama-dharma, karma-yoga, karmarpanam, niskama karma-yoga, jñana-misra bhakti, suddha-bhakti, dasya-bhakti, sakhya-bhakti, vatsalya-bhakti, madhurya- bhakti, vraja prema pura, mahabhava de Srimati Radharani e, por último, prema-vilasa-vivarta – o derretimento dos corações e identidades de Radha-Madhava na união do amor divino último.
Depois de ouvir cada um destes caminhos e objectivos, Mahaprabhu diz: “Não é isto, vá mais longe, vá mais longe.” Quando Sri Ramananda Raya descreveu Vraja srngara-madhurya-bhava, e o amor de Radha Krsna em prema-vilasa-vivarta, Mahaprabhu confirmou: “SIM! Este é o objectivo mais elevado da vida, prabhu kahe sadhya vastura e avadhi ei haya.” (CC Madhya 8.196)
Meios para atingir o objectivo
Mahaprabhu perguntou: “Mas sem praticar o Sadhana correcto, ninguém alcançará este objectivo (Sadhya). Então, por favor, diga-me o Sadhana para alcançar este objectivo [ou seja, Radha-Krsna prema seva em Vrindavana], sadhya vastu sadhana vinu, keha nahi paya, kapa kari ‘kaha raya, pabara upaya? ” (CC Madhya 8.197)
Sri Ramananda Raya respondeu: “Aqueles que desenvolvem os sentimentos e humores das Sakhis (sakhi-bhava) podem atingir a meta da vida [Vaisnava Gaudiya], Seva de Radha-Krsna nos lindos bosques de Vrindavana. NÃO HÁ OUTRO MODO DE ALCANÇAR ESTE OBJECTIVO.”
sakhi vina ei lilaya, anyera nahi gati // sakhi-bhave ye tare, kare anugati radha krsna kuñja seva, sadhya sei paya // sei sadhya paiteara, nahika upaya
Qualificação para começar Raganuga-Bhakti
Sri Ramananda Raya: “Um Vaisnava Gaudiya que tem avidez “divina” para alcançar o Prema (gopi bhava amrita) das Gopis abandonará os ritos e rituais do sistema social varnasrama, e desconsiderará as opiniões de outros para adorar Krsna no caminho de Raganuga-bhakti, sei gopi-bhavamrte, yanra lobha haya, veda dharma loka tyaji, se krsne bhajaya.” (CC Madhya 8.220)
Alcançar Sri Krsna: Vraja ou Vaikuntha?
Sri Ramananda Raya: “Aquele que pratica Raganuga Bhajana alcançará Vrajendranandana Sri Krsna em Vraja, raganuga-marge tanre, bhaje yei jana, sei-jana paya vraje, vrajendra-nandana.” (CC Madhya 8.221)
“Aquele, que segue o caminho de Raganuga-bhakti, depois de aceitar Gopi-bhava de uma das associadas eternas de Sri Krsna em Vrindavana, obterá um corpo espiritual e o Bhava apropriado para alcançar Sri Krsna em Vraja vraja-lokera kona bhava, laña yei bhaje, bhava-yogya deha pana, krsna paya vraje.” (CC Madhya 8.222)
Então Sri Ramananda Raya explica a importância de aceitar/seguir o humor e sentimento de uma Vraja Gopi como Sri Rupa ou Tulasi Manjari. Ao fazer isto, o Sadhaka Raganuga alcançará um corpo eterno em Vrindavana.
Sri Ramananda Raya: “Se alguém segue o humor e Bhava de uma Gopi, tal pessoa alcançará o corpo espiritual de uma Gopi, sei bhave anugati, gopi-deha-prapti.” (CC Madhya 8.225)
Mas então Sri Ramananda Raya dá uma severa advertência (versos 226, 230) de que os Sadhakas Vaisnavas Gaudiya NUNCA ALCANÇARÃO KRSNA em Vrindavana sem praticar Raganuga-bhakti.
Sri Ramananda Raya: “Aquele que apenas segue o caminho de Vaidhi-sadhana nunca alcançará a associação de Krsna, não saboreará o néctar de Seus pés de lótus, nem alcançará Krisnacandra em Vraja, anghri padma sudhaya kahe, krsna sangananda, vidhi marge na paiye, vraje krsna-candra.” (CC Madhya 8.226)
O Sadhana e Sadhya Vaisnavas Gaudiya
Sri Ramananda Raya conclui seus ensinamentos ao apresentar as instruções essenciais de Sri Caitanya Mahaprabhu sobre o objectivo e o caminho real da prática para todos os Vaisnavas Gaudiya.
Este tipo particular de Sadhana e Sadhya é o presente único para a humanidade pelo Krsna Prema Avatara Caitanya Mahaprabhu, que Ele só dá a cada 310 bilhões de anos!!!
Sri Ramananda Raya: “OUÇAM, Ó VAISNAVAS GAUDIYA!!! Vocês TODOS devem aceitar Gopi-bhava e, dia e noite, pensar nos passatempos de Radha-Krsna enquanto servem mentalmente o Casal Divino com os vossos Siddha dehas. Ao praticar Raganuga-bhakti desta maneira, vocês definitivamente alcançarão sakhi-bhava e os pés de lótus de Radha-Krsna.” (CC Madhya 8.228-229)
ataeva gopi-bhava, kari angikara, ratri-dina cinte radha, krsnera vihara
siddha-dehe cinti kare, tahanni sevana, sakhi-bhave paya radha, knera carana
Depois de ouvir explicações claras e exatas de Sri Ramananda Raya sobre Seus próprios ensinamentos, Caitanya Mahaprabhu ficou extremamente satisfeito e feliz, então Ele abraçou Ramananda calorosamente enquanto eles choravam juntos em Krsna Prema, eta suni prabhu tanre, kaila alingana, dui jane galagali, karena krandana.” (CC Madhya 8.233)
Também no Madhya-lila, o próprio Caitanya Mahaprabhu deu as mesmas instruções sobre Raganuga-bhakti Sadhana e Sadhya para Sri Rupa Gosvami e Sri Sanatana Gosvami.
Mahaprabhu empoderou os irmãos divinos e ordenou-lhes que descrevessem os detalhes de Raganuga-bhakti em seus livros para o benefício de todos os Vaisnavas Gaudiya.
Sri Caitanya Mahaprabhu diz: “Ó Sanatana Gosvami!!! Existem dois tipos de Sadhana em Raganuga-bhakti: externo e interno. No corpo externo, Sadhaka, o devoto realiza Sravana e Kirtana. Internamente, dentro da mente, deve meditar no próprio Siddha-deha e servir mentalmente a Sri Krsna dia e noite em Vraja.” (CC Madhya 22.156-157):
bahya antara ihara, dui ta sadhana, bahye sadhaka dehe kare, sravana-kirtana
mane nija-siddha-deha, kariya bhavana, ratri-dine kare vraje krsnera sevana
Então, quem é um Vaisnava Gaudiya? É um devoto que conhece e segue os ensinamentos pessoais de Sri Caitanya Mahaprabhu, o fundador do Dharma Vaisnava Gaudiya, em relação à meta e meios de realização.
Ao ler este post, esperamos que todos os nossos amigos devotos tenham agora uma compreensão clara sobre o que é o Siddhanta Vaisnava Gaudiya em relação ao Sadhana e Sadhya reais necessários para atingir o objectivo de nossas preciosas formas humanas de vida.
Que todos encontrem o verdadeiro caminho, sigam-no e alcancem eterno Prema-seva de Sri Sri Radha Govinda Yugala nos bosques de Vrindavana.
Raganuga-bhakti Ki Jaya !!! Radha-Krsna nitya-seva Ki Jaya !!! Jaya Jaya Sri Radhe !!!
(Sripada Mahanidhi Madana Gopala Dasa Babaji Maharaja)